Estatísticas
Temos 56 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de João do Vale Nogueiras

Os nossos membros postaram um total de 238 mensagens em 73 assuntos
Quem está conectado
4 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 4 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 14 em Seg Maio 10, 2010 3:11 pm

Apresentação de Vila Cova - Barcelos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Apresentação de Vila Cova - Barcelos

Mensagem  Admin em Qua Set 03, 2008 11:16 pm

Vila Cova (Barcelos)
Origem: www.vilacova.maisbarcelos.pt [Site Oficial de Vila Cova]

PADROEIRO: - Nossa Senhora do Ó ou da Expectação
ÁREA: - 1.296 Hectares ( 13 Km2 )
HABITANTES: - 2.500 (Estimativa)
ELEITORES: - 1804

Apresentação

Vila Cova é a freguesia mais extensa do concelho de Barcelos, com uma área de 1.295 hectares, e também uma das mais populosas. Esta freguesia está afastada cerca de dez quilómetros do centro urbano de Barcelos e oito de Esposende, estendendo-se o seu território entre a E.N. 103 (Barcelos-Viana) e a E.N. 103-1 (Barcelos-Esposende).



A freguesia de Vila Cova tem vindo a constituir um foco de atracção em estratégia de planeamento, por se situar no centro geográfico de um vale que desce das vertentes a norte da freguesia dos Feitos até ao rio Cavado. E toda a rede viária rural deste extremo do concelho de Barcelos se interliga de forma radial a partir de Vila Cova para as freguesias vizinhas de Curvos, Vila Chã, Gemeses e Palmeira de Faro (concelho de Esposende), assim como para todas as confrontantes do concelho de Barcelos – Feitos a norte, Vilar do Monte e Creixomil a nascente, Perelhal a sul.



As acessibilidades de Vila Cova são razoáveis. Podendo considerar-se boas após a beneficiação da via estruturante que atravessa a freguesia, ligando Perelhal a Curvos e a construção dum acesso rápido de ligação ao IC1 ( A 28 ), a partir desta freguesia,



A malha viária que interliga este conjunto de freguesias é servida por uma rede de transportes públicos e escolares que confluem ou desaguam em Vila Cova, permitindo a deslocação de pessoas e centrando aqui vários serviços e equipamentos de interesse colectivo.



Neste contexto geosocial são prestados aqui diversos serviços e desenvolvidas várias actividades destinadas às populações das freguesias vizinhas, beneficiando dos seguintes equipamentos e serviços:



- Extensão de Saúde de Vila Cova – Serve as populações das freguesias de Vila Cova, Perelhal, Creixomil, Vilar do Monte, Feitos e Curvos.



- Centro Social – O Centro Social de Vila Cova presta serviço de apoio domiciliário a 45 idosos, distribuídos pelas freguesias de Vila Cova, Perelhal, Mariz, Creixomil, Vilar do Monte, Feitos, Palmeira de Faro e Palme. Desenvolve também apoio a 45 crianças do primeiro ciclo com serviço de cantina e ATL.

Está em fase de aprovação um projecto para a construção duma creche, lar e centro de dia para idosos.



- Escola EBI – Funciona em Vila Cova uma Escola Básica Integrada, com ensino até ao nono ano, destinada a alunos das freguesias de Vila Cova, Perelhal, Mariz, Creixomil, Vilar do Monte, Feitos e Curvos.



- Agrupamento de Escolas de Vila Cova – Está sedeado nesta freguesia um agrupamento de escolas que abrange todos os estabelecimento de ensino e jardins-de-infância das freguesias de Vila Cova, Perelhal, Mariz, Creixomil, Vilar do Monte e Feitos.



- Jornal “A Guarita” – Jornal de informação local que cobre a área das freguesia de Vila Cova, Perelhal, Mariz, Creixomil, Vilar do Monte, Feitos e Curvos.



- Casa do Povo de Vila Cova – Nas instalações da Casa do Povo são desenvolvidas diversas actividade e cursos de formação, destinados às populações das freguesias circunvizinhas.



- Outros serviços existentes em Vila Cova: Laboratório de Análises Clínicas, Farmácia, Área de Serviço, Centro de Estudos e outros.





A freguesia de Vila Cova possui um património multi cultural vasto e muito rico. A sua história, tradições, usos e costumes, dão-nos o testemunho da sua grandeza no passado, mas essencialmente valorizam e enriquecem o seu presente. O estudo e divulgação desse património tem merecido a dedicação de alguns investigadores e instituições.



- Património Histórico e Cultural – Ruínas do Convento de Banho, Ruínas da Villa Romana, Menhir, Mamoas, Citânia de S. Mamede, conjunto de azenhas e moinhos, etc.



- Equipamentos Turísticos – Casa Mata da Ribeira, turismo rural. Quinta da Extremora, eventos festivos.



- Associações Culturais e Sociais – Na área da freguesia de Vila Cova existem diversas associações de carácter social, cultural e desportivo, tais como: MARCA - Movimento Associativo de Recreio, Cultura e Arte; NASCER - Núcleo de Apoio à Solidariedade, Cultura, Educação e Recreio; DIVULGAR – Associação de Divulgação e Promoção Local; Grupo de Escuteiros; Grupo Coral e Associações de Pais.



As excelentes estruturas de enquadramento de que Vila Cova dispõe auguram um bom desenvolvimento e progresso. A sua localização perto do mar, com acessos rápidos aos grandes centros, e conservando as características rurais, com as suas encostas abrigadas de norte e abertas a sul, tendo o mar no horizonte, fazem desta terra um local óptimo para se viver. Também a sua história e património contribuem para esta dinâmica e preponderância da freguesia de Vila Cova.
avatar
Admin
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 141
Idade : 40
Covinhas : 3498
Reputação : 2
Data de inscrição : 30/08/2008

Ver perfil do usuário http://vilacova.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum